Salaam Aleikum

Que a paz esteja contigo, em árabe.

A resposta é dada ao contrario,

As Aleikum Salaam:

E sobre vós a paz


Shalom

Shalom, palavra que significa paz, é usada como cumprimento usual entre os judeus, principalmente em Israel. Embora shalom seja uma palavra plena de significado, é um cumprimento como qualquer outro: ciao, hello, olá, adeus e outros tantos entre povos e costumes. No entanto, se esta palavra for tomada pelo seu significado, expressa o melhor desejo que se pode ter em relação a uma pessoa: estima-se a paz, a harmonia - o melhor que se pode desejar a alguém.

As palavras hebraicas se formam a partir de radicais. A raiz da palavra shalom é formada pelas letras shim, lâmed e mem. A palavra shalem, que significa quitar, tem a mesma raiz de shalom. Podemos, então, entender que, quando não temos dívidas, sejam elas da espécie que forem - financeiras, promessas, compromissos, deveres religiosos, morais - conseguimos estar em paz; shalem significa também - completo, íntegro, o que indica que paz significa integridade - a pessoa alcança a paz ao se tornar completa, integra. Através da análise das letras que compõem a palavra shalom, podemos ir longe, ampliando o significado da palavra paz.

O significado mais profundo da palavra 'shalom' não é paz, como é conhecida pela maioria das pessoas. Em hebraico, a palavra 'shalom' vem da palavra 'shalem' - que significa inteiro, completo.

Comentários

Postagens mais visitadas