Ondas cerebrais, descubra onde você anda " surfando"

Sabemos que uma forma de energia tem um importante papel no nosso corpo: A "Bioeletricidade". Através dela o cérebro se comunica com o corpo e seus órgãos, emitindo sinais que são enviados para nossas fibras nervosas que acionam todos os processos biológicos, sem excessão. A Bioeletricidade está sendo estuda com muito interesse por neurofisiologistas e por físicos, pois pesquisas demonstram que a capacidade bioelétrica do corpo pode ser "ilimitada".

As ondas cerebrais estão relacionadas a diversos estados de consciência. O mais interessante é que a falta dessas ondas, mais do que a sensação da pulsação cardíaca, indica morte clínica.

Podem ser colocadas em grupos de acordo com uma faixa de frequência que está diretamente relacionada com o estado de espírito da pessoa. São elas...

Gamma (30 + Hz). Excitação, estado emocional elevado.

Beta (13Hz-30Hz). É o estado de consciência normal, acordado. Quando você está trabalhando, dirigindo, falando, etc... você está em Beta. Uma alta atividade de frequência Beta às vezes está associada com ansiedade, pânico e estresse.

Alfa (8Hz-12.9 Hz). É o estado de relaxamento leve (mente calma e focada). O estado alfa é chamado de estado de super aprendizado, porque o cérebro parece estar mais receptivo e aberto as novas informações. As pessoas que meditam, fazem isso no estado Alfa.

Theta (4Hz-7.9 Hz). É o estado de relaxamento profundo. Sonhos e meditações profundas estão frequentemente associados com o estado Theta.

Delta (0,5Hz-3.9 Hz). O estado mais lento das ondas cerebrais. Pesquisas revelam que manter a consciência em estado Delta pode abrir o caminho para o subconsciente.

Ondas cerebrais saudáveis geram estados de consciência adequados, com fluxo de informação sem bloqueios entre a mente consciente (ou pensante) e o estado de relaxamento profundo, que também pode ser visto como um estado meditativo, de paz, silêncio e reflexão.

Nossa mente é supostamente livre, lúcida e criativa, mas estamos viciosamente interferindo na sua saúde com pensamentos egoístas, excesso de informação e especialmente o medo. Ato contínuo, usamos a energia mental na superfície; raramente ela está disponível para criar de forma livre, profunda e original.

-Conhecimento milenar de nossos ancestrais

Michael Winkelman, um neurocientista no estado do Arizona descobriu que os Shamãns usavam "técnicas" rítmicas para desprogramar alguns padrões de pensamentos, reconectando o tronco cerebral com o neocórtex cerebral. Estudos, inclusive, indicam que esta área do cérebro está associada com o estado subconsciente.
Parece que as vibrações das ondas cerebrais podem ser melhor balanceadas quando usamos todo nosso corpo com ritmo, quando nos movemos com graça e consciência. Nossos ancestrais sabiam dessa verdade quando enfatizavam a dança como um rito sagrado, onde o movimento representava a vida...pois vida é movimento harmônico e criador.

-Saúde Integral

As Práticas de Vida Integral(PVI) viabilizam o equilíbrio entre o consciente e o "interno" através do treinamento das ondas cerebrais em combinação com uma série de exercícios para os corpos físico, vital e psíquico(emocional-mental). Uma vez praticados com ritmo e disciplina esses exercícios produzem nítidas melhoras no aparelho cardiovascular, no sistema nervoso e na memória, sem falar nos ganhos psíquicos(bom humor e enraizamento, abertura e vida afetiva saudável).

Em síntese, o trabalho com as ondas cerebrais irá afetar de forma sinérgica a saúde como um todo para um estado mais amplo de bem estar. Dentre os inúmeros benefícios, destacamos:

1-Mensagens de bem estar;


2-Agradecimento pelo funcionamento das nossas células;


3-Corpo saudável sem esforços contrários ao seu ritmo;


4-Alegria para nossos órgãos;


5-Ações que geram a liberação de endorfinas;


6-Aumento do poder criativo;


7-Menor impacto do ambiente sobre nossa saúde psíquica;

Posted via email from ayuszen

Comentários

Postagens mais visitadas