Sugestões para melhorar sua saúde

26. Medite. Um estudo da Universidade de Massachusetts constatou que a meditação estanca o fluxo de hormônios do stress, reduzindo os batimentos cardíacos e baixando a pressão arterial.

27. Mantenha a forma - mas não a custo de sua saúde. Não adianta fechar a boca, mas ficar anêmico, fazer tanto exercício a ponto de se machucar ou acordar cedo para nadar depois de varar a noite trabalhando.

28. Curta o sol, poderoso inimigo da depressão (mas evite o horário de pico e não esqueça o protetor solar). Tendo cuidado, dá para aproveitar o verão e se reenergizar.

29. Durma e tire o atraso. Desligue o despertador, feche a cortina e deixe o telefone fora do gancho. É fundamental recuperar as horas de sono perdidas na correria da semana.

30. Aprenda a respirar devagar. No trânsito, no escritório, durante uma partida de tênis. Acalma e melhora o poder de concentração.

31. Descubra um hobby. 'As pessoas reclamam que estão estressadas, mas não têm nada que as ajude a esquecer os problemas e se divertir', diz Christian Barbosa, autor de A Tríade do Tempo.

32. Mexa-se.
Descubra um esporte e pratique-o. Além de fazer bem para a saúde, levanta o astral. Liberadas durante o exercício, a serotonina reduz a depressão, a endorfina relaxa e a dopamina garante a sensação de prazer e bem-estar.

33. Beba muita água, tome banhos relaxantes. Segundo a medicina indiana, a água possui um tipo de energia vital - prana - que deixa o organismo mais saudável.

34. Pare de fumar. 'Quando der muita vontade, adie por alguns minutos trocando o cigarro por chiclete sem açúcar, cenoura, pedaço de gengibre ou de canela', diz Heloísa Coutinho, do programa Quit for Life. 'Você vai se sentir mais feliz e bonito sem a ressaca do cigarro, aquele cheiro na roupa, o mau hálito na boca e os dentes manchados.'

35. Queime 100 calorias por dia - um bombom Sonho de Valsa - caminhando apenas 15 minutos. Vale levar o cachorro para passear ou ir à padaria a pé.

36. Tenha frutas, barras de cereal e outras guloseimas light ao alcance das mãos quando bater aquela fome.

37. Guarde espaço para a sobremesa. Dê uma olhada no menu e, se tiver algum doce que lhe deixou com água na boca, pule a entrada, não olhe para os pães e delicie-se sem culpa.

38. Faça suas conexões neurais trabalhar e tenha uma memória de elefante. Ative o cérebro com palavras cruzadas, quebra-cabeças e jogos intelectuais.

39. Abrace quem você gosta. De acordo com estudo da Universidade da Califórnia do Norte, um breve abraço em alguém de quem gostamos reduz pela metade os efeitos estressantes de um dia sobre a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

40. Planeje suas férias, faça reservas, comprometa-se a tirar uns dias de descanso. Recente estudo da Universidade de Nova York descobriu que quem tira férias anuais apresenta menos risco de ter um infarto.

Comentários

Postagens mais visitadas